Cinema

Projeto leva cinema à periferia de Belém

Quatro bairros de Belém, além de Icoaraci e a Ilha do Combu vão receber, entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro, o 1º Festival de Cinema das Periferias. O evento, que tem como principal objetivo a democratização do cinema, foi idealizado pelo projeto Telas em Movimento. As populações dos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Cabanagem vão receber a programação do festival. 

O projeto foi criado pela atriz e realizadora audiovisual Joyce Cursino, com o objetivo de mudar o cenário cinematográfico brasileiro atual, que possui pouca representatividade negra. De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2016, mais de 97% dos filmes de longa-metragem foram dirigidos por pessoas brancas, restando apenas 2,1% de homens negros.

Durante o período de festival que será realizado em Belém, moradores da Ilha do Combu vão ter acesso a uma oficina de cineclube, que como resultado prático, pretende inaugurar um cineclube na ilha. A abertura do festival será na próxima quarta (20), no dia da Consciência Negra, com exibição da Mostra Negra Toró no Telas, na Praça Olavo Billac, na Terra Firme. 

As inscrições para voluntários que tem interesse em colaborar na cobertura do festival, oficina de formação e na promoção de cineclubes na sua comunidade, estão abertas. 

Serviço

1º Festival de Cinema das Periferias – Telas em Movimento:

20.11 – Mostra Negras Tóro no Telas
Local: Praça Olavo Billac, Terra firme.
Hora: 20H 

21.11 – Mesa sobre a produção audiovisual no Pará
Lucas Domires, Gustavo Godinho, Zienhe Castro, Carlos Raiol, Andrei Miralha e Roger Elarrat. Mediação: Lorenna Montenegro Local: Faculdade Estácio do Pará – R. Municipalidade, 839 – Reduto Hora: 19H 

21. a 24.11 – Exibições e debates em cineclubes da cidade 

23.11 – Mostra Telas no Palco Negro Autoral
Local: Estação São João de Pinheiro, Icoaraci.
Hora: 9H30 

25 a 28.11 – Vivência no Furo da Paciência – Ilha do Combu
Facilitadores: Melé produções, Treme Filmes e Negritar 

25 a 29.11 – Vivências em escolas públicas
Local: Guamá / Facilitadores: Na Cuia e Cyn Produções
Local: Jurunas / Facilitadores: Negritar
Local: Terra Firme/ Facilitadores: EÊ, Mana, Tela Firme e CineClube TF Local: Cabanagem / Facilitadores: Mazô Filmes 

Fonte:G1

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar