Opinião

Para Alter do Chão os brigadistas e para Melgaço nem brigadeiro

A última semana ficou marcada pela polêmica em torno das queimadas na Vila de Alter do Chão, em Santarém (PA). De acordo com as investigações da polícia civil, brigadistas teriam tocado fogo em áreas de proteção ambiental para conseguir doações de ONGs para combater as queimadas na região.

Quatro brigadistas foram presos, depois foram soltos. O caso ganhou repercussão nacional e internacional e para completar a rede de polêmicas, o governador Helder Barbalho afastou o delegado responsável pelas investigações.

Alter do Chão virou o lugar queridinho de jovens engajados das grandes metrópoles do sudeste brasileiro brincarem de defender a Amazônia. Um woodstock paraense dos preocupados com meio ambiente.

Lugar bonito, calmo, pequeno, efervescente culturalmente, rodeado por uma floresta com alguma infraestrutura para receber turistas. Assim, eles podem ter uma vida descolada, morar barraquinhas improvisadas na beira do Tapajós ou no meio da floresta:

Fácil ser assim. Eles podem ganhar vida vendendo cordão de miçanga para turistas, atualizar o Instagram com belas imagens da região ou trabalhar nas centenas de ONGs na região e impedir que Alter do Chão seja balneário dos rei das soja de Mato Grosso.

E por que o mesmo não acontece com Melgaço? Por que os problemas que Melgaço enfrenta não geram atenção dos engajados e das ONGs? A cidade da Ilha de Marajó tem o menor IDH entre os mais de 5 mil municípios brasileiros. 50% da população da cidade, por exemplo, é analfabeta e 48% está abaixo da linha da pobreza.

As denúncias de exploração sexual são recorrentes,mesmo assim, Melgaço é um ponto esquecido do mapa para o governo e para as ONGs.

Melgaço é a Amazônia real com todos os seus problemas e desafios. O que falta para ser enxergada?

Para Alter do Chão os brigadistas e para Melgaço nem brigadeiro.

Etiquetas

Um Comentário

  1. O município de Melgaço, foi fundado nesse ano de 2019? Não. Então qual foi o motivo do governos anteriores não terem feito nada por esse município e sua gente sofrida? Os tucanos governaram o PARÁ por 21 anos, não fizeram nada por Melgaço porque preferiram governar para meia dúzia de vagabundos apaniguados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar