Pets

OAB/PA quer punição mais severa ao agressor do cão de Canudos

 Alan Gonzaga apresentou-se nesta terça-feira (30) à  Divisão Especializada em Meio Ambiente (DEMA) e confessou ser ele a pessoa, que em vídeo, aparece espancando um cachorro à pauladas.

O vídeo, registrado pela câmera de segurança, viralizou e causou muita indignação nos internautas pela frieza e crueldade das agressões. O cachorro agredido, muito ferido, foi resgatado e encaminhado para o município de Castanhal, onde está sendo atendido por veterinários.

O agressor, todavia, após pagar multa de R$ 3.000,00 reais foi liberado.

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/PA acompanha o caso e, em uma rede social, prometeu cobrar das autoridades uma punição mais severa.

O site ParaWebNews entrevistou Albeniz Leite da Silva Neto, Vice Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais OAB/PA para entender um pouco mais sobre casos envolvendo agressões a animais.

PARAWEBNEWS: por que as leis ainda são brandas em casos de agressões a animais?

R: Porque historicamente a cultura brasileira nunca olhou para os animais como sujeitos de direitos plenos, como seres sensientes que sentem dor, medo, tristeza. Isso está refletido nas fracas punições previstas para aqueles que praticam crimes contra os animais, como no caso recente.

PARAWEBNEWS: Que medidas estão sendo tomadas pela Comissão da OAB/PA neste caso específico?

R: A CDDA recebeu diversas solicitações neste caso, vindo não só de protetores de animais mas de diversos cidadãos indignados com o acontecido, portanto nos deslocamos para acompanhar todo o trâmite junto à delegacia e auxiliar com as informações que chegavam até nós. Após a detenção do acusado mantemos contato com as autoridades para conhecimento das ações tomadas até a devida punição junto ao judiciário, e assessorar a vítima para a reparação dos danos causados.

PARAWEBNEWS: Em caso de alguém testemunhar agressões como esta o que deve fazer? quais órgãos deve procurar?

R: Maus tratos contra animais é crime previsto em Lei e portanto qualquer cidadão pode comunicar imediatamente às forças policiais através dos canais oficiais, 190, 181.

PARAWEBNEWS: Quais são as atividades desempenhadas pela Comissão de Direitos dos Animais da OAB/PA ?

R: A CDDA participa de eventos relacionados ao tema como no caso da Ação Pet na Ufra prestando serviço de consultoria jurídica para a comunidade, realiza ciclos de palestras, encaminha denúncias recebidas para os órgãos competentes, acompanha casos que repercutem na sociedade, procuramos atender o máximo do que nós é demandado em prol da defesa dos animais.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Monstro covarde maldito cruel frio humano, Cadeia sem piedade, “Justiça pra esse inocente indefeso “, espero que alguém adote esse lindo amiguinho verdadeiro amigo, JUSTIÇA SIM NÃO AGUENTAMOS MAIS VER ESSES INOCENTES SEREM AGREDIDOS E MALTRATADOS ABENÇOADOS POR UMA ESPÉCIE HUMANA DEMONÍACA COMPARTILHEM

  2. É INADMISSÍVEL QUE UM DEMÔNIO DESTES FAÇA O QUE FEZ COM UM SER INDEFESO E APENAS PAGUE FIANÇA E SIGA SUA VIDA DE MALDADES…LEIS MAIS SEVERAS POR FAVOR!!

    1. Ttem que pagar multa mais alta.esse valor deveria ser incluído na conta de energia elétrica ou na conta de água para aqueles que alegam não poder pagar.e prisão sem direito a defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar