Regional

Helder presente: Pará é o estado com maior taxa de morte de policiais em 2019

O monitor da violência elaborado pelo G1 com dados das secretarias estaduais de segurança dos próprios estados, mostra o Pará no topo de um triste e inconveniente ranking: em 2019 é o estado com a maior taxa de policiais mortos no país.

No primeiro ano de gestão de Helder Barbalho houve aumento de 40% no número de policiais mortos. De janeiro a junho deste ano foram 35 policiais mortos (33 policiais militares e 2 policiais civis). Em todo ano de 2018 foram 25 policiais mortos.

O Pará sozinho representou 32% dos policiais mortos em todo o país no primeiro semestre de 2019. O Rio de Janeiro, conhecido pelos conflitos entre agentes das forças de segurança pública, milícias e traficantes, tem a segundo maior quantidade absoluta com 19 policiais mortos, São Paulo vem em terceiro com 16 policiais morto no primeiro semestre. Porém, são estados mais populosos, as taxas por 1 mil policias em São Paulo e Rio de Janeiro são 0,2 e 0,4, respectivamente. No Pará a taxa é de 1,8 (maior do país).

Além disso, os dois estados do sudeste tiveram queda em relação ao mesmo período do ano passado. O Rio de Janeiro teve queda de 68,3% nas mortes de policiais e São Paulo a redução foi de 42,9% em 2019.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar