Contate-nos

Entretenimento

Globo critica Crivella, mas censura beijo gay de novela

Publicado

em

Na mesma semana que aconteceu a polêmica envolvendo o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que mandou recolher HQs com temática LBTQI da Bienal do Livro, a Globo mandou vetar uma cena de beijo gay no pedido de casamento entre as personagens Camila (Anajú Dorigon) e Valéria (Bia Arantes) na novela Órfãos da Terra, exibida no horário das 18hs.

De acordo com a Coluna F5 da Folha, o capítulo editado foi disponibilizado no último dia 5 na plataforma GloboPlay , por coincidência mesma noite que o prefeito do Rio anunciou recolher os livros com temática LGTQI . A cena do beijo gay constava no resumo semanal publicado no próprio site oficial da novela.

À imprensa, a TV Globo declarou que fez os cortes por questão puramente artística e que não tomou nenhum julgamento moral. As cenas foram gravadas, mas não foram editadas.

De acordo com site Natelinha, a decisão de excluir a cena do beijo foi tomada de forma unilateral pelo Departamento de Teledramaturgia da emissora carioca. Não consultaram as autoras da trama, Duca Rachid e Thelma Guedes, que quando souberam ainda tentaram reverter tal decisão, porém sem êxito.

O site Natelinha conversou com pessoas ligadas a produção da novela que revelaram que as autoras ficaram chateadas. A própria autora Thelma Guedes deixou nas entrelinhas que a decisão foi unilateral ao responder um questionamento de um fã da novela:

A decisão está sendo definida como “estranha” pela imprensa dedicada a cobrir os bastidores da TV assim como pelo público da novela já que recentemente beijos gays foram mostrados em Malhação (série teen exibida antes de Órfãos da Terra) e na novela Bom Sucesso (exibida às 19hs).

A decisão da Globo soa contraditória e incoerente visto as campanhas institucionais da emissora em favor da diversidade, tolerância e pelo respeito às minorias. Sobre o caso de Crivella, por exemplo, a Globo deu ampla decisão negativa à decisão do prefeito. Nos telejornais e no Fantástico a imagem do beijo gay do HQ da Marvel ficou estampado nos cenários de fundo.

Todos os direitos reservados © 2019 Para Web News.