Mundo

FAKE NEWS: Cuba não criou vacina contra o coronavírus

O site E-farsas verificou a notícia que tem se espalhado pelas redes sociais e em sites e blogs de esquerda, de que Cuba teria criado uma vacina contra o Coronavírus.

A informação propagada é que cientista cubanos teriam inventado uma vacina contra o coronavírus e que pelos menos 1500 chineses já teriam sido curados por ela. O medicamento cubano Interferon alfa 2B estaria sendo produzido em uma fábrica chinesa e seria a primeira vacina contra o coronavírus 2019-nCoV.

Não é verdade. Aos fatos!

De fato, existe o medicamento Interferon alfa 2B, mas ele é um antiviral e é usado no tratamento da doença (e não como vacina). O presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel, comemorou em uma publicação do twitter a parceria com o governo chinês para o uso do antiviral no tratamento do COVID-19. A droga cubana é fabricada na China desde 25 de janeiro na fábrica chinesa-cubana ChangHeber, na província de Jilin, na China.

Ainda não existe vacina contra o coronavírus. Existem ao menos 4 em desenvolvimento, mas ainda em fase de estudos e podem levar ainda mais um ano para que todos os testes sejam feitos e a eficácia comprovada.

Logo, não há vacina cubana, o que tem é um medicamento cubano usado na China para o tratamento da doença Covid-19.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
× Fale Conosco