Política

Entrevista com Zenaldo Coutinho inaugura novo estúdio da Redação Integrada de O Liberal

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), foi o convidado especial para inaugurar o novo estúdio da redação integrada de O liberal. Belém comemorou no último domingo (12) 404 anos e para falar sobre a cidade, seus desafios e projetos da atual gestão, Zenaldo foi sabatinado durante mais de 1h. Abaixo um resumo dos principais pontos:

REFORMA DO VER O PESO

O projeto para reformar o Ver-o-Peso já tinha recursos garantidos em 2016 graças ao convênio junto ao governo do estado. Porém, o IPHAN não aprovou o projeto que foi postergado. O prefeito diz ainda que questões políticas também influenciaram, uma vez que 2016 era ano eleitoral. Dessa vez, o projeto foi aprovado, licitado e contratado e neste domingo (12) foi dado a ordem de serviço para iniciar as obras na feira.

As obras têm prazo de conclusão de 8 meses e devem focar na troca do sistema elétrico, troca de pisos, drenagem e renovação de todas as lonas. O mercado de peixe e de Carne já foram reformados, enquanto o Solar da Beira está já em obras.

MARCAS DE SEUS 8 ANOS DE GESTÃO

Zenaldo destacou 3 áreas que receberam substanciais investimentos em sua gestão. Zenaldo começou destacando a área de saúde, disse que quando entrou Belém tinha apenas dois Pronto-socorro com estrutura defasada e sobrecarregados e apenas a UPA de Icoaraci funcionando. Na sua gestão foram entregues 3 UPA’s (Terra Firme, Sacramenta e Marambaia) e a do Jurunas deve ser entregue no próximo mês, totalizando 5 UPA’s em Belém. Reformou, ampliou e equipou o Pronto-socorro da 14 de março e está em fase final de reforma o Pronto-Socorro do Guamá. Também citou o Hospital Dom Zico com 63 leitos, a Unidade especial Saúde da Mulher e a reforma do Hospital de Mosqueiro

SANEAMENTO BÁSICO

O prefeito destacou que há obras de responsabilidade do governo do estado e há obras sob responsabilidade da prefeitura. No caso, por exemplo, das obras do Tucunduba, a responsabilidade é estadual. Sobre as áreas de responsabilidade da prefeitura, Zenaldo afirmou que este ano estarão acontecendo diversas contratações, citou a obra para resolver o alagamento na João Paulo II no bairro do Curió Utinga e a requalificação do Canal da Gentil. Citou o problema de despejo irregular de lixo pela cidade, destacou as parcerias com as comunidades que permitiram eliminar pontos de lixão e construção de jardins, e modernização dos contratos de coleta de lixo.

HOSPITAL VETERINÁRIO DE BELÉM

O hospital veterinário público de Belém será para atender animais abandonados e pets de famílias carentes. O hospital deve ser entregue no início do segundo semestre. Será o primeiro hospital veterinário público da região Norte.

EXTENSÃO DA ORLA DE BELÉM

O prefeito em breve quer anunciar uma parceria público-privada para ampliação do Ver-o-Rio, construção de avenida e aproveitamento dos terrenos no entorno. O prefeito citou as obras na praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, e o porto para melhorar o acesso à Ilha do Combu. Também falou das obras na antiga área do Iate Clube, uma nova área de lazer e contemplação do rio.

OBRAS DO BRT

Zenaldo disse que a via expressa, terminais, estações e elevados todos foram concluídos. Em obras complementares, disse que a Augusto Montenegro recebeu asfalto nas laterais e que em dezembro conseguiu financiamento para fazer calçadas, ciclovias, iluminação em LED e drenagem. Dia 20 de janeiro deve ser lançada a licitação para operação do sistema BRT e todo o sistema de transporte de Belém e assim iniciar a integração gradual do sistema de transporte na capital.

Após licitação, todos os ônibus troncais do BRT deverão ter ar-condicionado. Quanto aos articulados, houve um problema de manutenção neste início de janeiro, porém foi resolvido e deve normalizar a circulação desses veículos pelas próximas semanas. Zenaldo falou do processo de construção para se ter ar condicionado na frota, mas destacou que é importante que o governo estadual ajude dando desconto no ICMS. Em São Luís o ICMS estadual é de 2% enquanto aqui em Belém é 17%.

MERCADO DE SÃO BRÁS

O prefeito está desenvolvendo uma parceria público-privada para o Mercado de São Brás. O edital de licitação para quem quiser lá investir será lançado em breve. Entre as garantias no contrato, está a manutenção de todos os permissionários que lá atuam. Zenaldo criticou quem chamou isso de “privatização” e disse que quem faz tal afirmação não leu o projeto e está mais preocupado com questões políticas.

CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM

Zenaldo começou destacando as obras já em andamento na Praça D. Pedro II, Praça do Relógio, Solar da Beira, Praça das Mercês e esta semana sai o edital para criação do calçadão da João Alfredo e finalização do processo licitatório da reforma da Praça do Carmo.

Em andamento ainda a restauração de todo o sistema elétrico do Palácio Antônio Lemos (e o processo licitatório para reforma geral será lançado em breve) e licitação do Palacete Bolonha. Sobre a João Alfredo, foi firmado um pacto de comerciantes e camelôs para que sejam feitas barracas padronizadas no meio do novo calçadão.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar