Denúncia

Delegados do Pará lançam nota repudiando troca de delegado no caso Brigada de Alter; assista

A Associação e Sindicato dos Delegados de Polícia do Pará lançou uma nota de repúdio, nesta quinta, (28) após a decisão do governador Helder Barbalho de afastar o delegado que presidia o caso Fogo do Sairé, José Humberto Melo Jr, e substituir por um ad hoc.

Nas redes sociais, Helder Barbalho disse que o diretor da Delegacia Especializada em Meio Ambiente, Waldir Freire, estaria à frente das investigações.

veja também : Eder Mauro chama brigadistas e ongs de “terroristas”; assista

Glenn critica inquérito dos brigadistas; provas baseadas apenas em grampos telefônicos

Por que Helder Barbalho interveio na questão dos brigadistas de Alter do Chão?

O presidente da SINDELP gravou um vídeo em que classifica o ato do governador como “político” e diz que tomará todas as providências para garantir a prerrogativa do delegado substituído.

Antes da decisão de substituição, contraditoriamente o governo do estado do Pará, também em uma nota publicada, havia ressaltado ” que NÃO interfere em investigações da Polícia Civil, que é autônoma

Veja a nota na íntegra:

A ASSOCIAÇÃO E SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO PARÁ, vêm a público repudiar a “determinação ” do Governador do Estado que substituiu o presidente do Inquérito Policial que apura o incêndio em Alter do Chão, numa violação afrontosa à Lei 12.830, que preceitua que: O Inquérito Policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poderá ser avocado ou redistribuído por superior hierárquico, mediante despacho fundamentado, por.motivo de interesse público ou nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamenro da corporação que prejudique a eficácia da investigação (art. 2°, parágrafo 4° da Lei 12.830/13) . Reiteramos o apoio ao Delegado que presidiu o IPL e que foi ilegalmente afastado da presidência dos autos. Salientamos que as representações classistas ingressarāo com o remédio jurídico cabível para reparar tal ilegalidade.

As Diretorias

Veja o vídeo;

Etiquetas

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar