Crime

Cúpula de segurança de Helder minimiza onda de assassinatos na grande Belém

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, classificou os 11 assassinatos no final de semana em Belém como “um ponto fora da curva”.

Como justificativa, o secretário mostrou os dados do 11º mês de gestão da segurança pública no Pará. Ao apresentar os índices de criminalidade no mês de novembro de 2019, Machado destacou redução de 36% nos casos de homicídios registrados no Estado, de 1º a 30 de novembro, em comparação com o mesmo período de 2018. 

Segundo estima o titular da Segup, a diminuição dos índices representaria a preservação de 114 vidas – visto que o número de homicídios reduziu de 317 mortes no ano de 2018, para 203 ocorrências este ano.

Todavia, o secretário faz uma análise míope dos dados. A criminalidade pode ter reduzido, segundo a Segup, só que é necessário ter um pouco mais de cuidado na hora de dizer que isso representa uma tendência, sem esperar os números dos próximos anos. E se os números voltarem a crescer nos próximos anos? 2019 sim teria sido um ponto fora da curva.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar