Cultura

Carnaval das águas de Cametá ganhará documentário produzido pela Netflix

Desembarca em Cametá hoje dia 12, a equipe que vai ao carnaval das águas produzir Doc. Mapa Multimídia Bilíngue que terá exibição internacional.

Em fevereiro de 2020 o projeto Cartografias retorna para Cametá de 12 a 17 reunindo uma equipe de comunicadores de primeira. Videomakers, fotógrafos, ilustradores,produtores culturais apaixonados pelo Pará e pela Amazônia aceitaram o desafio de criar um mapa multimídia bilíngue do Carnaval.

O projeto Cartografias coordenado pela professora Vivi Menna chegou em Cametá em 2003, conheceu Mestre Zenóbio e firmou uma parceria que já dura 17 anos. Em 2005 as pinturas, entrevistas e pesquisas da professora sobre o carnaval orientadas pela Dra. Jerusa Pires Ferreira resultaram em dissertação de mestrado na PUC SP. No mesmo ano Menna mudou-se para o Pará e como artista viajante começou a seguir o itinerário das festas populares do Pará. Na última década Professora Vivi levou uma centena de estudantes de comunicação pelo interior do Pará criando narrativas em múltiplas plataformas sobre festas tradicionais e seus esteiros.

São esses jovens profissionais que integram a equipe que viajará esse ano.

A Platô produções irá produzir o audiovisual sobre o Carnaval das Águas. A Produtora Cultural Na Cuia irá produzir um Podcast com 4 episódios sobre os cordões Última Hora, Majestade da Folia, Linguarudo, Faladores e o bloco Bambas da Folia além de criar também uma plataforma multimídia e bilíngue com a história dos mestres do Carnaval das Águas. A jornalista Tainah Vilhena irá fotografar e filmar com câmera 360º. A fotógrafa paulistana Mila Maluy especialista em fotografar shows também irá produzir um ensaio sobre os mestres do rio Tocantins. Renan d’Oliveira desenvolveu a identidade visual do projeto e Luis Shikama do Shkm Estúdio é o criador do mapa ilustrado do Carnaval por meio do que todo esse conteúdo em breve poderá ser acessado. O “cartografias” leva a Cametá também Juan Palmas assistente da arquiteta nova-iorquina Gia Wolff para auxiliar a desenhar com as comunidades o formato de um carnaval que no próximo ano aconteça reunindo todos os cordões em um evento internacional.

Colaboração Toninho Castro

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Open chat
Denúncias, informações ou sugestões
Olá!
Estamos aguardando seu contato.
Powered by