Contate-nos

Cultura

Carimbó celebra sua conquista de Patrimônio Cultural viajando pelo Brasil

Publicado

em

Celebrar a conquista do registro do Carimbó enquanto patrimônio cultural imaterial do país é um dos principais objetivos da 5ª edição do “Carimbó do Meu Brasil”, que este ano ocorre em 12 cidades paraenses e quatro estados brasileiros .

O evento está dividido em duas etapas. Na primeira, os representantes da Campanha do Carimbó, mais do Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó e Iphan dialogam sobre os “Avanços, conquistas e desafios na construção compartilhada das políticas de salvaguarda para o Carimbó”. Numa segunda fase, mestres e mestras de carimbó, além do historiador do Arquivo Público do Pará, João Lúcio Mazzini, falam sobre a “Memória, Identidade e Resistência no Carimbó Tradicional”.

O coordenador da campanha, Isaac Loureiro, explica que neste ano, Belém sedia ainda uma festa de carimbó que coroa a programação do evento, no domingo. “Serão vários grupos de Belém e de outros municípios, numa festa no Botequim. Faremos esse show que encerra o evento apenas na capital, já que a programação segue até o final de setembro no restante do Pará”, explica.

Além de Belém, recebem as atividades gratuitas os municípios de Marapanim, Santarém Novo, Salinas, Primavera, Soure, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Santarém do Tapajós, Irituia e Parauapebas. E também, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR).

A realização do evento pretende mostrar ainda o protagonismo dos grupos que lutaram para que o carimbó conquistasse o título de patrimônio do Brasil. “O registro foi fruto de uma luta dos próprios grupos de carimbó, não foi decidido pelo governo, nem pelo Iphan, mas conquistado pela luta de várias pessoas, mestres e líderes pela salvaguarda do carimbó”, destaca Isaac.


Serviço

Festa com grupos de Belém e RMB

Quando: Domingo, 15, a partir das 15h

Onde: Botequim (Av. Gentil Bitencourt, 1445 – Nazaré)

Quanto: R$ 5, à venda na portaria

Todos os direitos reservados © 2019 Para Web News.